domingo, 9 de dezembro de 2012

"não durmas!"





Na 1ª imagem podem observar uma fotografia da escultura original, que por acaso tive o prazer de poder ver ao vivo neste fim de semana!

"Não durmas" é uma escultura, em ferro de Rui Chafes - 1999 da Coleção António Cachola, que "exige que o espetador se desloque, solicita dele uma atenção em movimento. O belíssimo Paiol de Nossa Senhora da Conceição será, eventualmente, o espaço mais adequado e perfeito onde esta escultura alguma vez já foi exposta. No seio desta enormes cúpula branca e circular, a escultura muda dramaticamente de forma, conforme se percorre todo o seu perímetro circundante. Cada visão sucessiva contradiz violentamente a anterior, em vez de a continuar. As linhas torcidas e as sucessivas transparências sobrepostas criam, a cada passo, uma imagem contrária à que a precede. A tensão criada por esta obra vive das intensas contradições internas que corporizam a sua forma, tornando esta escultura são só uma ilusão visual como também uma ilusão emocional. Uma explosão de tensões que definem a sua mais intensa e intrínseca irregularidade.
"Não durmas" é uma escultura infinita e em permanente mutação, apesar da sua imobilidade. Na verdade, ao evoluir no espaço em torno desta peça, o espetador acaba por descobrir que não está em presença de uma escultura, mas de várias..." (texto retirado de um panfleto do MACE - Museu de Arte Contemporânea de Elvas, onde a escultura está agora localizada)

Na 2ª imagem está um esboço que fiz a partir da escultura inicial e na 3ª um cromático criativo criado a partir da escultura e do esboço, no âmbito da minha disciplina de Desenho.
Fico à espera do vosso Feedback!

Sem comentários:

Enviar um comentário